segunda-feira, 23 de julho de 2012

Educação vergonha - sem novidades!

Que a educação no Brasil é uma vergonha, todo mundo já sabe, e essa frase tornou-se uma das mais clichês quando se trata do ensino nacional, porém, vou insistir em falar um pouquinho disso e, talvez, torrar um pouco a paciência de vocês com a nossa política.
Odeio política. Mesmo. Acho chato, massante e repetitiva, mas ainda assim procuro saber o mínimo que se passa por aí, muita coisa, confesso, não entendo, mas o suficiente para deixar aqui apenas a observação que enquanto os excelentíssimos deputados votam sobre seus próprios salários, todas, sim, T O D A S (com excessão de duas, para acabar com meu tom de protesto) universidades federais do Brasil estão paradas há quase três meses. Considerando que muitos cursos são semestrais, ou seja...
O que fica mais entalado é que o descaso do Brasil é tão grande para com a educação dos seus, que acha cabível uma paralisação nacional por três meses das universidades federais, pois, cá entre nós, se o governo quisesse, já tinha conseguido um acordo há muito tempo.
Para encerrar, deixo aqui uma paráfrase do governador do Paraná, senhor Beto Richa, que bem traduziu o que todo o político pensa: "Pessoas com curso superior (ou com, teoricamente, uma grande bagagem de conhecimento e cultura), tendem a ser insubordinadas." E claro, ninguém quer isso, não é mesmo?!
Depois o governo vem com ProUni, cotas raciais, sociais, etc, etc, dizendo que quer incentivar os jovens a estudar. Não seria mais uma do nosso governo para "gringo ver"?

E depois de planejar vários posts e ficar quase seis meses sem postar aqui, venho com um texto "5 minutos"... rsrs desabafo puro.

É isso galera, e salve-se quem puder!

*Não sou contra o ProUni, que ajuda muita gente, apenas acho irônico o governo fazer tanta propaganda e investir tanto com esse tipo de coisa ao invés de melhorar o que é de sua responsabilidade: as universidades federais!

4 comentários:

  1. Voltou com uma bela postagem por sinal! Realmente é um descaso sem igual com a Educação nesse país. Inaceitável essa situação que se estende por mais de dois meses, prejudicando nós estudantes.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você. O Brasil é uma vergonha, precisamos de mais educação, pois, só assim teremos um País melhor, mais desenvolvido.

    Beijos e parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  3. Lembrando que não são só as universidade, mas TODOS os centros e institutos federais também estão em greve, sem contar nas instituições estaduais (eu sei que ai já não é mais a presidente, mas sim a governadora, mas...).
    É um absurdo, eu não me canso de dizer isso. E o pior é que os professores não estão errados. Muitas pessoas gostam de jogar a culpa nos professores como se eles estivessem sendo irresponsáveis, como se eles estivessem sendo injustos, como se eles estivessem nos roubando e nos fazendo de bestas.
    Já é a segunda greve que eu enfrento em menos de um ano e sabe lá se é a ultima, provavelmente não, e eu só queria saber o que é que a excelentíssima Dilma Rousseff está fazendo pra que o meu futuro não seja mais prejudicado do que já está sendo. Ou melhor, eu sei, NADA. Ela não está fazendo absolutamente NADA. Eu deveria prestar vestibular esse ano, mas nem mesmo sei se será possível porque nem mesmo consegui concluir o terceiro de quatro anos de ensino médio que a minha escola (IFRN) oferece. Se tem algo que anda me aborrecendo muito nesses últimos meses é essa greve. Não me conformo com a maneira que o governo brasileiro lida com essa situação. Parece que eles estão simplesmente cortando um gasto das suas listas de afazeres, como se a educação fosse... sei lá, uma obra qualquer que pode ser adiada ou até mesmo esquecida, tamanha insignificância.
    Me desculpe o desabafo, mas estou revoltada com tudo isso. Acho tudo isso inaceitável e, infelizmente, irreversível. Já virou palhaçada e ninguém ta mais ligando porque sabe que próxima eleição ninguém vai está lembrando de nada mesmo porque todo mundo vai está preocupado demais com os resultados da copa.

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo e salve-se quem puder mesmo...nem se salvar tem sido fácil...

    []s

    ResponderExcluir

Deixe-nos algumas linhas!