segunda-feira, 28 de junho de 2010

CALA BOCA GALVÃO!

A "campanha" "#CalaBocaGalvao" virou sucesso mundial no Twitter, mas também despertou algumas "dúvidas"... Talvez já tenham lido esse e-mail, eu recebi na terça, mas só hoje abri, mas resolvi postar aqui do mesmo jeito...

“Cala Boca Galvão” ganha o mundo através do Twitter e transforma o locutor da Globo em chacota internacional: uma ave em extinção

“CALA BOCA GALVÃO” está sendo a expressão mais comentanda no mundo do Twitter durante o início da Copa. Desde ontem (10), com o início da Copa do Mundo na África do Sul, a expressão que ridiculariza o locutor Galvão Bueno da Rede Globo permanece no topo mundial dos assuntos mais comentados no Twitter, causando um grande constrangimento a Globo e principalmente ao Galvão Bueno.
Inicialmente, os usuários do twitter em outros países pensaram que o “CALA BOCA GALVÃO” tratava-se de uma campanha no Brasil pedindo proteção a uma ave em extinção. Um usuário do twitter nos Estados Unidos postou: “Galvão é uma ave muito rara no Brasil. CALA BOCA significa SAVE, os brasileiros estão muito tristes porque muitas GALVAOS morrem todos os dias”. E ainda: “CALA BOCA GALVAO, o mundo não pode viver sem esse pássaro!”. Outros perguntaram se era uma campanha da ONG ambiental Greenpeace: “Cala Boca Galvão é um novo projeto do Greenpeace?”
Porém, quando os internautas de outros países descobriram que não se tratava de uma campanha ambiental dos brasileiros pedindo a proteção do “Cala Boca Galvão”, começaram a publicar no twitter: “CALA BOCA GALVAO não é uma ave rara no Brasil. Isso significa "Cala a boca Galvão" um locutor esportivo odiado por pessoas aqui em baixo”. Vejam que para se referir ao Brasil alguns gringos utilizaram a expressão “pessoas aqui em baixo”.
Não deixando barato, alguns brasileiros começaram a escrever: “Mano, esses gringos são mt buuuurros. Não sabem de porra nenhuma e ficam falando que CALA BOCA GALVAO é uma campanha”. Outros postaram: “CALA BOCA GALVAO vai entrar pro Guiness Book como a maior piada interna de um país inteiro. E o mundo inteiro caindo!” E por fim, alguns internautas disseram: “O dia em que o Brasil sacaneou o mundo”.
O fato é que a piada ganhou o mundo da internet, e o Galvão Bueno e a Globo estão sendo ridicularizados pela web, justamente no dia em que o Portal G1 da “Grobo” lançou sua versão em inglês.
Outro exemplo de chacota dos internautas com Galvão e a Globo vem de um internauta brasileiro que comentou: “CALA BOCA GALVAO é um novo projeto do Greenpeace para reduzir a poluição sonora”.
No entanto, um dos twitteiros teve razão em escrever “Cala Boca Galvão”, após a “inteligente” frase do locutor global Galvão Bueno: "1ª pérola do Galvão no jogo: "Hoje é o dia + importante na história da África" Avisem pra ele sobre o Apartheid! CALA BOCA GALVÃO.”
Por fim, no seu Twitter oficial, Galvão Bueno se fez de indiferente a chacota internacional a partir do Brasil, apenas disse que se chegasse a 1 milhão de seguidores ele se calaria, e escreveu uma “romântica” frase: “Amo todos vocês”.

CALA BOCA GALVÃO!

Faixa "Cala boca Galvão!" é retirada com menos de dois minutos de jogo


Exibida com destaque logo que a bola começou a rolar para a estreia brasileira na Copa do Mundo, contra a Coreia do Norte, em Johannesburgo, uma faixa com a frase "Cala a boca, Galvão!" foi recolhida rapidamente nas arquibancadas do estádio Ellis Park, nesta terça-feira.
O adereço estava colocado exatamente no centro do campo, pouco acima das placas de publicidade, e endossava campanha iniciada no Twitter, desde a última sexta.
Bastou começar o jogo inaugural do Mundial na África do Sul, entre a equipe da casa e o México, que os temas ligados ao torneio já estavam entre os dez mais comentados no famoso microblog. E o assunto que liderava o ranking era justamente "Cala boca Galvão", referindo-se ao locutor esportivo da "Rede Globo".
Enquanto os internautas brasileiros na rede zombavam com recados como "a maior mobilização brasileira depois das Diretas Já", alguns estrangeiros não entendiam o sentido da campanha.

Ainda em polêmica com a Rede Globo, fica o tal "boicote em apoio ao Dunga". Recebi um e-mail com vários detalhes sobre isso também, porém não vamos deixar essa postagem ainda mais longa e resumir um pouco os fatos...
A Globo "desceu a lenha" na seleção e no Dunga, depois negociou com Ricardo Texeira uma reportagem exclusiva com o técnico e alguns jogadores.
Dunga se recusou.
Depois, na coletiva, todo mundo já sabe o que aconteceu (Dunga xingando Alex Escobar e a Globo criticando 'horrores' o nosso técnico). Começou aí uma "guerra" entre ele (Dunga) e a emissora (Globo).
O fato é que estão querendo nos colocar (nós, torcedores E telespectadores) no meio dessa briga.
A verdade é que:
-Os dois (Dunga e Globo) estão errados.
-A Globo se acha. Quer mandar e tão cedo não mudaremos isso.
-Dunga tem um temperamento que não é fácil, todo mundo já sabe. Exagerou xingando Escobar.
-Em termos de esporte em TV aberta só contamos com a Globo e a Band, onde a Globo é melhor. Verdade seja dita.
Acho que se quisermos mudar realmente a atitude da Globo, não temos que promover "um dia sem globo", até porque, quando se trata de esporte, a globo tem a melhor equipe, mas sim começarmos a assistir outros telejornais, aprender a pensar com as nossas cabeças, e não de acordo com o que a Globo quer, o que, sabemos, é o que muitas vezes ocorre. Que a Globo manipula, todos sabem, mas ela só consegue isso porque deixamos ser manipulados. Não é "não vamos assistir a Globo" e sim "Vou pensar além do que a Globo me diz". Não precisamos tentar falir a emissora, apenas mostrar que não somos tão "inocentes".

Grande abraço, pessoal!
Até a próxima!

2 comentários:

  1. E ai Mel, td blz.....
    Em 1º lugar parabéns pelo blog, em segundo estou meio sumido por que ainda minha vida anda uma bagunça com esse negócio de mudança... mas a gente vai levando, rsrsrsr
    Eu realmente vejo com tristeza esse fato, se o Galvão não é o melhor narrador, tenho comigo que tabém não é o pior. Falando mundo afora Galvão Bueno é um dos mais respeitaveis lucutores que não chegou a este posto atoa. Concordo que atigamente ele narrava melhor, mas o fato dele narrar corridas parece ter interferido também nas locuções de jogos de futebol, mas ainda sim merece o respeirto que lhe é de direito, pelo menos no meu modo de pensar.
    Em relação a Globo você foi muito feliz em sua fala, conocordo em numero, genero e grau, não é boicotando a Globo que conseguiremos mudar as diretrizes ideológicas que a emissora defende, que alias não tem nada de estranho nisso, todos nós defendemos as cores de nossas classes sociais indiferente de qual seja, sempre queremos puxar a sardinha para nosso lado(claro). Não podemos esquecer que vivemos em regime capitalista (exploração do homem pelo homem) em fase liberal onde o monopólio oligarquico(oligopólio) é a tendências mundial, seja ela em qualquer segmento, trânporte, midia, vestuario, etc, etc, etc...
    Pra finalizar esclareço que não sou assim tão fã do Galvão, apenas dou a ele o que lhe é de direito, assim como dou aos outros locutores o mesmo respeito, a diferença é que a Globo é uma potência mundial e fatores políticos mal interpretados ou até mesmo manipulados interferem no pensamento mais correto, amor e ódio são os ingredientes desse bolo, o ideal é sabermos filtrar as informções para que possa haver discussão e não somente recebimento de informção.
    Um grande abraço minha linda e até a próxima.

    ResponderExcluir
  2. Mel, muito boa abordagem! Concordo plenamente com vc e com o Cléber em relação a Globo! Muitos acham que a Globo é a causa de todos os horrores da humanidade, que ela manipula e etc e tal... só é manipulado quem se deixa manipular! E outra coisa é a qualidade inquestionavel da Globo. Sobre o Galvão, ele é bem chato!!! rs, eu refiro o Cleber Machado!
    Abraço e SRN!!!

    ResponderExcluir

Deixe-nos algumas linhas!